sábado, 10 de setembro de 2011

Oficina de Web TV com a Família a Bordo

   Uma das coisas mais interessantes das mídias digitais é a possibilidade de acesso - gratuito em muitos casos - de um grande número de pessoas às tecnologias e a gama infinita de possibilidades do que elas podem fazer com isso tudo. 
   Quem imaginou alguns anos atrás que poderíamos transmitir acontecimentos em tempo real de um celular ou fazer um programa ao vivo de televisão tendo como equipamento apenas um notebook conectado à internet? 
   Confesso que, em termos de produção televisiva via web, o máximo a que tinha me aventurado era utilizar a twitcam, que funciona via Livestream, para que um cliente da agência em que trabalho interagisse com seu público. 
   Pois ontem, dia 09, conheci as possibilidades de uso do Ustream em uma oficina gratuita realizada na Casa de Cultura de Santa Maria pelo pessoal do projeto Família a Bordo. A oficina de Web TV foi ministrada pela Grazi Calazans (foto), que viaja com o marido Neo e os filhos Layla, de 7, e o Dimi, ainda de colo, neste projeto de cultura e muita coragem. 

Foto: Jonas Brasil

   Voltando à oficina, gostei muito das possibilidades do Ustream, pois através do Producer, uma espécie de programa de edição, pode-se montar toda uma apresentação ou mesmo um programa televisivo via web. 
   Dá para ir transmitindo sua palestra, entrevista etc, e ao mesmo tempo inserir imagens, vídeos, ou até um powerpoint. Ele tem chat embutido, link para as redes sociais, e permite que os programas fiquem gravados, podendo ainda ser compartilhados no Youtube. O legal do Producer é que pode-se montar a estrutura da transmissão antes de iniciá-la.
   A Grazi comentou que muitas pessoas preferem as funcionalidades do Livestream, que assemelha-se ao Ustream, mas não tem experiência com este outro serviço. Fiquei com vontade de testar os dois e depois compartilhar aqui minhas impressões.
   O Família a Bordo pretende visitar 60 cidades da América Latina levando música, literatura e tecnologia de forma gratuita à população. Em Santa Maria, eles tiveram apoio do Macondo Coletivo.  



6 comentários:

  1. bacana, Lu. Gostei tb do USTREAM e tb fiquei com vontade de testar tudo isso. A gente podia transmitir um programete da tua casa mesmo né? pra testar os progrmas, haha. Valeu a presença tua e do Jonas. bj

    ResponderExcluir
  2. Bah, Sil, é verdade! Vamos transmitir mesmo. Já quero marcar o dia. beijos

    ResponderExcluir