segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ebook “Para Entender as Mídias Sociais” será lançado dia 25 de abril

Na próxima semana, será lançado o e-book Para Entender as Mídias Sociais, um projeto colaborativo que reúne autores de todo o Brasil, com diferentes abordagens sobre o assunto. Tive a satisfação de fazer parte do projeto, colaborando com um artigo sobre mídias sociais e coberturas colaborativas. Tem muita gente interessante no livro, que é todo organizado pela Ana Brambilla, mestre em Comunicação e pesquisadora da área. Abaixo reproduzo o material de divulgação do e-book.

Obra reúne 36 autores e terá download gratuito

Nos últimos dois meses, pesquisadores e profissionais de mídias sociais de diversas áreas reuniram-se, de modo voluntário, para a produção do ebook “Para Entender as Mídias Sociais”. O lançamento acontece no dia 25 de abril, segunda, às 17h, com a divulgação do link para download gratuito da obra nos sites:
Com o objetivo de estimular o debate em torno deste universo em plena ascensão, o livro é composto por artigos curtos, cada um deles abordando temas que atravessam as redes de relacionamento como Política, Educação, Celebridades, Jornalismo, Mobilidade, Relevância, Mercado de Agencias e tantos outros.
A publicação está dividida em 5 núcleos: Bases, sobre plataformas, linguagens, tecnologias e ambientes por onde as redes acontecem; Mercado, enfatizando assuntos ligados à comunicação e empresas; Redação, com foco ao uso das mídias sociais pelo jornalismo e seus desdobramentos; Persona, dedicado à cultura pop e seus sub-produtos e, por fim, Social, tocando em temas fundamentais para a sociedade que estão presentes de modo significativo nas redes de relacionamento.

O PROJETO
A iniciativa do projeto é da jornalista e mestre em comunicação Ana Brambilla, que assina a organização da obra. A publicação terá licença Creative Commons, sendo permitida a cópia e livre distribuição do ebook, desde que para fins não comerciais e com citação da fonte.
A capa do livro é criação do designer Rogério Fratin que, assim como os autores e a organizadora, fez todo o trabalho sem qualquer remuneração.
O modelo, conhecido como “flashbook”, é original do livro eletrônico “Para Entender a Internet”, promovido pelo pesquisador de mídias digitais Juliano Spyer, durante a Campus Party de 2009.
É o próprio Juliano Spyer quem assina o prefácio do livro, que conta, ainda, com apresentações de Edney Souza, sócio-fundador da agência Pólvora e da pesquisadora Raquel Recuero, autora do livro “Redes Sociais”.

PRÓXIMOS PASSOS
Mais do que um ebook, “Para Entender a Internet” deve se tornar um projeto em constante progresso. Em compatibilidade ao modelo aberto das redes sociais, a iniciativa também deve dar espaço para outros profissionais e pesquisadores que tenham as mídias sociais como foco. Para isso, basta submeter uma proposta de artigo em um dos blogs acima citados. Os temas e textos serão avaliados com vistas à publicação de um segundo volume.



TEMAS E AUTORES – Mídias Sociais e...

NÚCLEO BASES
… Mídias Sociais Conectadas e Social Machines  /  Walter Lima
... Orkut ou Facebook?  /  Rafael Sbarai
... A “Morte” dos Blogs  /  Alexandre Inagaki
… Design  /  Rogerio Fratin
... Mobilidade  Carril Fernando
… Games  /  Rafael Kenski
... Social Media Day  /  Caroline Andreis

NÚCLEO MERCADO

... Mercado de Agências  /  Gil Giardelli
... Segmentação  /  Guilherme Valadares
... Marcas  /  Eric Messa
... Viralização  /  Ian Black
... Buzz  /  Thiane Loureiro
… Métricas e Avaliação de Resultados  /  Ricardo Almeida
… Universo Corporativo  /  Carolina Terra
 Mercado Editorial  /  Nanni Rios

NÚCLEO REDAÇÃO

… Narrativas Digitais  /  Pollyana Ferrari
... Jornalismo   Ana Brambilla
… Coberturas Participativas  /  Luciana Carvalho
… Relevância  /  Rodrigo Martins
… Relacionamento com o Leitor   Nívia Carvalho
... Tempo-Real no Jornalismo  /  Barbara Nickel
... TV  /  Filipe Speck

NÚCLEO PERSONA

... Celebridades  /  Ivan Guevara
… Moda  /  Gisele Ramos
… Esportes  /  Willian Araújo
... Música / Katia Abreu
… Fakes  /  Jorge Rocha
... Narcisismo  /  Susan Liesenberg

NÚCLEO SOCIAL

... Política  /  Marcelo Soares
... Administrações Públicas  /  Ivone Rocha
... Questões Jurídicas   Rony Vainzof
... Mobilização Social   Fernando Barreto
... Educação  /  Bianca Santana e Carolina Rossini
... Movimento Hacker   Rafael Gomes
... Classes Populares  /  João Carlos Caribe

Nenhum comentário:

Postar um comentário